Open Source é um termo bastante comum para programadores e criadores de software, e sua importância está presente no dia a dia dos usuários de tecnologia, especialmente após o surgimento de aplicativos em massa e programas alternativos para a rotina.
Hoje, o conceito está relacionado à existência de códigos que podem ser replicados sem custos adicionais, ou seja, o Open Source é uma certificação de softwares que implicam em uma série de preceitos computacionais, como transparência e colaboração.
Entenda abaixo um pouco mais desse fundamento tão relevante para equipamentos e dispositivos modernos.
O que é software de código aberto?
Softwares de código aberto, tradução técnica para o conceito de Open Source, são programas distribuídos publicamente com código-fonte. Essa parte possibilita visitação, correção e modificação irrestrita de arquivos, ações garantidas por convenção entre usuários.
A ideia foi implantada inicialmente pelo programador Richard Stallman, em 1983, após a publicação de um memorando que celebrou os princípios da troca aberta: participação, velocidade, transparência, meritocracia e desenvolvimento comunitário.
Hoje, o código-fonte permanece como plataforma aberta, mas mantém suas raízes originais, pois a programação permanece sob efeito da Open Source Initiative (OSI), termo de criação baseado na licença GNU Public.
Quais são as diferenças entre Open Source e programas fechados?
Enquanto programas fechados são restritos ao criador, ou seja, apenas ele pode copiar, inspecionar e alterar legalmente, os softwares Open Source são disponibilizados gratuitamente para manipulação, servindo como base para a fundação de outros projetos.
Códigos-fonte abertos não exigem concordância de termos ou compra de licença, como ocorre durante os processos de instalação de vários programas em PCs. Assim, é possível encontrá-los por toda a web de forma livre e irrestrita, com poucos casos de custos por utilização.
Qual é a importância do Open Source?
Por suas características de programação aberta, o Open Source é importante em diversos campos, mas é no educacional que ele se destaca. Isso porque a liberdade na manipulação é ideal para o aprendizado, afetando a maneira que pessoas podem utilizar e estudar.
Além disso, a facilidade de reproduzir o código aberto possibilita o surgimento de mais sites, apps, jogos e conexões, incluindo a sugestão de compartilhamento de rede, mantendo estabilidade remota de confiabilidade e alto poder de processamento.
Há desvantagens nos softwares de código aberto?
Com a vulnerabilidade derivada da interação com programações abertas, há um aumento previsto para a distribuição de conteúdos maliciosos ou defeituosos. Isso porque a plataforma permite a evolução em processos e também possibilita a distribuição de testes.
Dessa forma, a abertura permite a participação de usuários sem experiência e o consequente lançamento de produtos incompatíveis com máquinas. A prática também pode favorecer à pirataria, assim como a grupos que buscam lucrar enganando o público mais leigo.